DIFUSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO

MESA REDONDA: DIFUSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO
Coordenador: Ataliba Teixeira de Castilho (USP/UNICAMP)

Atuação da AILP na difusão da língua portuguesa no mundo.
Roberval Teixeira, Universidade de Macau/AILP

A AILP, como uma entidade internacional, interinstitucional e também interdisciplinar, necessariamente precisa assumir, como estratégia mestra de trabalho, a conexão. E uma vez que o projeto fundamental de investimento da gestão 2010-2013 é a formação de linguistas da língua portuguesa, principalmente africanos e asiáticos, deve promover a relação entre países, instituições e entidades através da contribuição efetiva de profissionais das várias áreas da linguística, possibilitada pelo apoio de iniciativas públicas e, sobretudo, privadas.
A constituição de uma rede ativa de intercâmbio em âmbito mundial, desenvolvida e mantida a partir de projetos plurais, permite uma constante e renovada reflexão em torno da língua portuguesa.
Como estratégia prática, também na linha de internacionalização, é preciso interagir com o mundo segundo a dinâmica que o configura. O que define essa dinâmica é a economia e por isso, na sua atuação, qualquer entidade tem de aprender a apresentar a sua área como estratégica e necessária de forma a estabelecer parcerias com empresas que, ao abrirem caminhos com propósitos comerciais, podem abrir também espaços internacionais para a atuação e interação, no nosso caso, de linguistas da língua portuguesa.
Para esta fala, como estudo de caso, ilustraremos esse processo de construção de redes internacionais, apresentando como se configuram na Ásia as relações entre instituições, entidades e profissionais ligados à língua portuguesa.
Especialmente, observaremos a atividade de entidades públicas e privadas. Entender a dinâmica dessa relação permitirá identificar pontos fracos e fortes para a configuração e ampliação de uma rede internacional mais coesa e efetiva de modo a garantir sucesso na formação de linguistas e difundir, numa perspectiva não-colonialista, a língua portuguesa no mundo.

O Museu da Língua Portuguesa e sua contribuição para a difusão da língua portuguesa
Antonio Carlos de Moraes Sartini, Museu da Língua Portuguesa
Esta apresentação toma como objetivo específico a explanação da história do Museu da Língua Portuguesa de sua fundação até os processos de mudança que tem sofrido ao longo dos anos, decorrentes principalmente da demanda por exposição de novos projetos.
Servirão como pano de fundo para a exposição a apresentação do espaço escolhido para acolher essa instituição bem como o projeto de integração com a vida urbana paulistana nos trilhos e plataforma da Estação da Luz, uma importante parada da linha da CPTM, na verdade um importante elemento arquitetônico do país, daí seu tombamento pelos órgãos de preservação do município, do Estado e da União. A ideia é apresentar o Museu de um ponto de vista totalmente diferente daquele apreciado pelo visitante, pois tratará também do que é administrar um Museu dessa natureza e das personagens que se envolvem cotidianamente para fazer com que esse espaço transpire vida social, história e cultura na cidade de São Paulo.

A língua portuguesa e a formação de uma sociedade do conhecimento.
Ataliba Teixeira de Castilho, Universidade Estadual de Campinas/Universidade Estadual de São Paulo

a)A rapidez com que o conhecimento é acrescentado nos tempos que correm foi formulada através do Princípio do aprendizado ao longo da vida, formulado e em implantação no espaço europeu do ensino superior. A ideia é evitar a centralização, aceitando a multiculturalidade, sem exclusivismos quanto à cultura europeia. O Tratado de Bolonha tem buscado ultimamente atuar além das fronteiras europeias.
O primeiro reflexo dessa política no Brasil, salvo erro, foi a criação do Instituto de Estudos Europeus, com sede na USP, por iniciativa das três universidades oficiais paulistas.
b)Desenvolvimento do conhecimento científico sobre a língua portuguesa, por meio de iniciativas individuais e coletivas, e sua difusão, via publicações e páginas na internet. O papel da área de Filologia e Língua Portuguesa na implantação e no gerenciamento de projetos coletivos.
c)Planejamento dos próximos passos: atuação no ensino do Português no mundo através de um arranjo institucional que estabeleça relações com o Itamaraty e com a Sociedade Internacional de Ensino do Português como língua estrangeira (SIPLE), preparação de manuais para o ensino do português L2, preparação de quadros.